controvérsias

"A cada mil lágrimas sai um milagre”

Alice Ruiz

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Caminhos

Eu tô falando daquele momento. Das decisões que a gente toma na vida, do que provoca e define. Aquele exato instante em que, acumulada a informação e processando os prós e contras consciente e inconscientemente, um ponto de exclamação surge acima da cabeça e um estalo grita por dentro:
- É isso!
Lembro de uma amiga que decidiu se casar no instante em que abriu pela primeira vez o porta-malas do carro do namorado:
- Chris, quando eu vi aquela bagunça, percebi que ele não era tão certinho assim.
Somado ao inacreditável que é a vida, lembrei de duas gotinhas d'água que mudaram meu rumo.
A primeira foi em uma visita a um hospital psiquiátrico, onde uma paciente me procurou hospital afora durante meia hora apenas para me devolver um sonoro "Bom dia!". Durante a frase, a exclamação e a alegria da mulher, abandonei o curso de psicologia.
A segunda decisão foi uma meia foto que fiz. Última foto do filme. Meio negativo apenas. A foto que está publicada aí em cima. Era meu segundo rolo de filme levado a sério, ainda estudante de jornalismo. Da vitrine de uma loja no centro de Curitiba. Ainda hoje, quando passo em frente a essa loja, me emociono. Definiu - o que só agora posso compreender plenamente - toda uma linha de trabalho que continuo desenvolvendo. Foi A descoberta. De uma estética, de uma visão de mundo, de uma fotógrafa. E que muda a cada dia ao mesmo tempo que aprofunda o já exercitado e testado.
O novo que é fruto de um caminho e que encontramos na raiz ao mesmo tempo.